tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post451404135090369428..comments2023-05-01T11:19:11.131+01:00Comments on A ciência não é neutra: Uma previsão optimista sobre o custo das baterias?Pinto de Sáhttp://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-1402905425930714082011-01-08T22:05:16.986+00:002011-01-08T22:05:16.986+00:00Apoio a mudança de visual do "blog". Mai...Apoio a mudança de visual do "blog". Mais uma razão para continuar a lê-lo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-79262223459774989942011-01-08T14:17:57.170+00:002011-01-08T14:17:57.170+00:00Mas acho muito bem que o IEEE aparinhe as energias...Mas acho muito bem que o IEEE aparinhe as energias renováveis! O IEEE em regra apoia as tecnologias do futuro, e essas são tecnologias ainda com muito por desenvolver!<br />No entanto, no IEEE tem vindo a crescer a influência europeia, e esta tem uma grande polarização ideológica promovida pelo lobby da indústria alemã e pela força que tem o pensamento "green" nesse país, e que claramente domina a agenda da UE.<br />Mas se depois vir as agendas das Conferências do IEEE, verá que são relativamente equilibradas. O tempo permitirá decantar o que é espuma daquilo que é sustentável.Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-46955582840728380652011-01-08T13:42:29.340+00:002011-01-08T13:42:29.340+00:00"Os Diesel e os híbridos já conseguem consumo..."Os Diesel e os híbridos já conseguem consumos de 4,5 l/100km". Sem dúvida. Tenho um Diesel e no Verão, num percurso semi-urbano consigo 4.3 com muito cuidado na condução. 1 depósito até entrar na reserva dá para 1000 Km.<br /><br />Deve ter a noção que o IEEE apadrinha muito as energias renováveis. Não esperava um apoio tão acrítico de uma sociedade de cientistas.<br /><br />Gosto das análises que faz a estes problemas: umas contas em cima da mesa são o melhor argumento para quebrar ilusões.Lura do Grilohttps://www.blogger.com/profile/18228095256025410645noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-85334118332749044422011-01-08T11:54:32.573+00:002011-01-08T11:54:32.573+00:00Lura do Grilo,
Os Diesel e os híbridos já consegue...Lura do Grilo,<br />Os Diesel e os híbridos já conseguem consumos de 4,5 l/100km. Poderão ainda melhorar algo, mas o que importa é que ESTES sejam adoptados generalizadamente.<br />Veja que nos EUA o consumo médio das banheiras deles é de 10 litros! Basta que por lá - e na Ásia - se adoptem estes motores já existentes, para que o consumo do petróleo mundial caia para quase metade, duplicando, portanto, a duração das reservas existentes.Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-11564777952912363222011-01-07T23:32:07.867+00:002011-01-07T23:32:07.867+00:00Há sem dúvida um longo caminho a decorrer.
Ainda ...Há sem dúvida um longo caminho a decorrer.<br /><br />Ainda assim poderão surgir inovações que aumentem a eficiência do carro de combustão interna empurrando por largos anos a possibilidade do carro eléctrico se tornar competitivo.<br /><br />Suponho que conhece este artigo: http://spectrum.ieee.org/energywise/green-tech/advanced-cars/supercritical-fuel-combustion-could-drastically-improve-efficiency<br /><br />Não sei se entretanto já vão testando protótipos.Lura do Grilohttps://www.blogger.com/profile/18228095256025410645noreply@blogger.com