tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post627006731069858201..comments2023-05-01T11:19:11.131+01:00Comments on A ciência não é neutra: Verdadeira ciência viva! - RevistoPinto de Sáhttp://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-47774746919535135022011-04-01T18:23:58.807+01:002011-04-01T18:23:58.807+01:00Caro Aguiar,
Quem transcreveu a notícia que voc^le...Caro Aguiar,<br />Quem transcreveu a notícia que voc^leu é que não sabia fazer contas - deve ter "convertido" 660mm para 6,6m... :-)))Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-23063892342564624662011-04-01T18:10:53.413+01:002011-04-01T18:10:53.413+01:00Peço desculpa então pelo lapso. Mas na referência ...Peço desculpa então pelo lapso. Mas na referência a que tive acesso lia-se: "China's Jiang and Italy's Luparini reckon that about 150 of these devices could be installed along a kilometer (0.62 miles) of track and as a train speeds along, the turbines inside the device would generate electricity."<br /><br />Penso que não está em casa a minha capacidade fazer contas de somar, dividir e multiplicar, mas sim erros de transcrição de diferentes referências...Gonçalo Aguiarnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-50410495968402495122011-04-01T01:49:39.146+01:002011-04-01T01:49:39.146+01:00Não, não cometi nenhum erro. Consulte os links que...Não, não cometi nenhum erro. Consulte os links que eu inseri e confirme por si mesmo.<br />"The distabce between sleepers is 660mm", dizem os autores. 660 mm são 0,66 metros. Aliás, só assim as contas batem certo com as alegações dos autores, como pode verificar por si mesmo. Não custa muito, vá lá! São só contas de somar, dividir e multiplicar...Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-28015794845707654632011-04-01T01:37:53.038+01:002011-04-01T01:37:53.038+01:00Caro professor:
Penso que cometeu um erro nos seus...Caro professor:<br />Penso que cometeu um erro nos seus cálculos. Segundo o que eu li, os "inventores" desta coisa propõem 150 T-Boxes por cada quilometro. O que quer dizer que no comprimento do comboio "caberiam" 30 aparelhos, e não 300 como referiu. Ou seja no comprimento total de 345 km seriam necessários 51 750 aparelhos.<br />Já agora esta "invenção" faz lembrar outra do género, que até teve direito a tempo de antena num programa da Júlia Pinheiro na TVi, à uns anos atrás, que falava de um carro electrico "movido" por duas turbinas de reacção, acciondas pelo pela deslocação de ar que o próprio veículo é sujeito na sua locomoção! São coisas que só dão é vontade de rir...Gonçalo Aguiarnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-2063274742327310442011-03-31T18:07:49.604+01:002011-03-31T18:07:49.604+01:00Fantástico! É bom saber que também no estrangeiro ...Fantástico! É bom saber que também no estrangeiro há cursos de engenharia tirados ao Domingo...<br />Pedro, MontijoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-34199877998670480252011-03-31T09:53:13.849+01:002011-03-31T09:53:13.849+01:00Tudo isto lembra-me de sobremaneira o mito do moto...Tudo isto lembra-me de sobremaneira o mito do motor de «moto continuo», ou de movimento perpétuo, apenas possível se, vencendo a inércia inicial, trabalhasse num universo sem atrito, o que é, obviamente, uma miragem.Carlos Portugalnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-47998190634302588282011-03-30T17:08:30.286+01:002011-03-30T17:08:30.286+01:00Ao ler a notícia lembrei-me disto: http://www.make...Ao ler a notícia lembrei-me disto: http://www.makeuseof.com/tech-fun/laptop-self-charger-never-run-out-of-power/<br /><br />:)Rui Carlos Gonçalveshttp://blog.rcg-pt.netnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-85884440922021650282011-03-30T10:17:32.662+01:002011-03-30T10:17:32.662+01:00Bem, eu nem fiz contas à economia da coisa... :-))...Bem, eu nem fiz contas à economia da coisa... :-))<br />Mas a ideia é que cada Tbox terá, de facto, uma utilização de uns 2,4 s por cada passagem de TGV (tempo que este, tendo 200m, leva a passar a 300 km/h).<br />Haverá é 1 Tbox a cada 0,66m, portanto e para a linha de 345 km dada como exemplo, 517500 Tbox!...<br />Em cada momento, à medida que o TGV de 200 m se desloca a 300 km/h, haverá 300 Tbox debaixo dele a gerarem 2,6 kW cada - portanto 780 kW, no conjunto das 300 Tbox.<br />O conjunto de 300 Tbox que estará a produzir desloca-se com o TGV.<br />Claro que tudo isto é puramente especulativo, porque falta ver o estudo aerodinâmico face à turbulência do vento por baixo do TGV, contabilizar a inércia das ventoinhas (em 2,4 s provavelmente nem têm tempo de começar a mover-se), etc... e isto sem falar, finalmente, na questão de saber se o custo do mais de meio milhão de Tbox necessárias, mais todo o circuito eléctrico de 345 km e electrónica associada, pode ser recuperado pelos 50€ que valem 897 kWh no mercado de energia...:-))Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-83544039801895658162011-03-30T09:29:54.680+01:002011-03-30T09:29:54.680+01:00Deixem-me ver se percebo isto...
A ideia é instal...Deixem-me ver se percebo isto...<br /><br />A ideia é instalar ventoínhas ao longo da linha do TGV para para produzir energia com o "vento" da passagem dos comboios?!?!?!<br /><br />Portanto cada ventoinha produziria apenas no segundo em que o TGV passa? Ou estão sempre a passar TGVs ou então parece-me que o factor de utilização andará muito abaixo do 1%...<br /><br />Se a isso somarmos a pioria aerodinâmica do TGV nem é preciso entrarmos em grandes contas para perceber que isto é um enorme disparate.<br /><br />O mais preocupante é que parece estar a ser utilizado para promover o TGV. Por isso o TGV deixa de ser apenas para transporte de pessoas e passa também a produzir energia. Que espectáculo!!!<br /><br />Com jornalistas e politicos destes Portugal só pode cada vez ficar mais pobre.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-16663075226896745452011-03-30T02:49:38.722+01:002011-03-30T02:49:38.722+01:00Implementado dá uma espécie de esquema para transf...Implementado dá uma espécie de esquema para transferir dinheiro da electricidade gasta pelo comboio para uma empresa de alguém.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-5780838638354632792011-03-29T22:15:09.351+01:002011-03-29T22:15:09.351+01:00É verdade que sou desconfiado destas "ideias&...É verdade que sou desconfiado destas "ideias", mas por momentos pareceu-me fazer sentido.<br />É verdade... falta-me a tal bagagem =)<br /><br />Com a explicação, ficou mais claro, obrigado! :)Pedronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-55467574176766302452011-03-29T20:02:27.928+01:002011-03-29T20:02:27.928+01:00"diz que o TGV terá umas pequenas ventoinhas ..."diz que o TGV terá umas pequenas ventoinhas entre os carris que, accionadas pelo vento da deslocação, poderão gerar electricidade "renovável""<br /><br />Não rebolo no chão a rir: a minha mulher ralha.<br /><br />Tanta ignorância, tão absoluta, tão total que confrange.Lura do Grilohttps://www.blogger.com/profile/18228095256025410645noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-47832918131974904142011-03-29T18:30:50.296+01:002011-03-29T18:30:50.296+01:00Caros Pintado e Pedro:
Qualquer objecto que pert...Caros Pintado e Pedro: <br /><br />Qualquer objecto que perturbe o fluxo laminar de ar junto à linha provocará turbulências e um efeito de travão aerodinâmico sobre o comboio, principalmente às velocidades que o TGV atinge.<br />Qualquer pessoa poderá sentir isso se, por exemplo, se cruzar de automóvel com um camião TIR a boa velocidade numa estrada estreita, ou se esta passar por uma ponte de treliça metálica acima da via (como a antiga ponte da Chamusca, por exemplo). O efeito é por vezes tão grande que parece que alguém travou violentamente.<br /><br />É que o que os jornalistas asininos estão a sugerir iria realmente aumentar o consumo do TGV em valores muito superiores às «gotas» de electricidade produzida.Carlos Portugalnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-48690986254789415032011-03-29T17:23:41.958+01:002011-03-29T17:23:41.958+01:00Já agora, podiam montar à frente do TGV uma turbin...Já agora, podiam montar à frente do TGV uma turbina que produziria energia para o TGV andar e nem sequer seria fornecer-lhe electricidade, só era necessário os passageiros darem-lhe um "EMPURRÃO" PARA COMEÇAR A MOVER-SE :).<br /> Outra alternativa era fazer as linhas sempre a descer :)Mannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-56937539222230545262011-03-29T13:44:02.414+01:002011-03-29T13:44:02.414+01:00Não sei se percebi bem... ora o seu comentário ora...Não sei se percebi bem... ora o seu comentário ora o funcionamento da referida T-Box.<br /><br />Se eu estiver na estação perto da linha do comboio e passar o alfa a alta-velocidade, os meus cabelos esvoaçam, certo? Se invés dos meus cabelos eu colocar uma pequena ventoinha ela gira, ou não?<br /><br />Os meus cabelos a esvoaçar ou a pequena ventoinha a girar criaram alguma resistência à passagem do comboio, ou simplesmente o facto de o ar já deslocado pelo comboio terá causado este efeito?<br /><br />A minha pergunta é, se esse tal aparelho está "fora" do comboio, apenas está a aproveitar a deslocação de ar que é causada pelo comboio, não?!<br /><br />ObrigadoPedronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-67129373939477159142011-03-29T13:41:15.237+01:002011-03-29T13:41:15.237+01:00Desculpe mas eu não concordo assim tanto. As vento...Desculpe mas eu não concordo assim tanto. As ventoinhas estão colocadas no chão e não no comboio. Ou seja, o comboio ao passar cria uma massa de ar a alta velocidade que é aproveitada por ventoinhas fixas que estão colocadas no chão, entre os carris.<br /><br />Como é que algo que não está fisicamente ligado ao comboio pode funcionar como travão?<br /><br />Cumprimentosp.Pintadohttps://www.blogger.com/profile/10505180207374905261noreply@blogger.com