tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post6428822619310764345..comments2023-05-01T11:19:11.131+01:00Comments on A ciência não é neutra: 6 anos depois, as baterias dos automóveis eléctricos continuam a ser uma promessaPinto de Sáhttp://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-55882544977150283092016-09-26T11:31:44.851+01:002016-09-26T11:31:44.851+01:00O projecto do roadster era tanto um produto como u...O projecto do roadster era tanto um produto como uma prova de conceita. Há anos que não é produzido nem vendido. Não me parece relevante par ao tópico em questão.<br /><br />Já o Model S, que vem mais do que qualquer carro no seu segmento, parece-me claramente um ponto a favor da tese de que o armazenamento que se consegue com a tecnologia actual já vai sendo suficiente, e mais do que isso. <br /><br />Na minha opinião, o que a Tesla demonstrou com o Model S é que o carro não precisa ter tanta automia como a concorrência de combustão interna. Pode até ter menos de metade da autonomia, desde que a infrasestrutura de carregamento seja adequada. A infrasestrutura que têm vindo a construir dispõe de cada vez de mais postos de carregamento, gratuitos e bastante rápidos. Estes postos podem atingir potências de ~150kW capazes de carregar 270km de autonomia em 30min.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06308819704220580648noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-28920454184568526572016-09-25T07:58:45.000+01:002016-09-25T07:58:45.000+01:00http://www.ibtimes.com/tesla-motors-tsla-1q-2016-s...http://www.ibtimes.com/tesla-motors-tsla-1q-2016-sales-14820-model-s-model-x-cars-were-delivered-first-three-2348000Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-28687908282480626402016-09-25T04:22:03.753+01:002016-09-25T04:22:03.753+01:00O Model S tem sido produzido a uma escala muito ma...O Model S tem sido produzido a uma escala muito maior que o Roaster.<br />129000 unidades produzidas até Junho de 2016.<br /><br />Quando sair o Model 3 eles esperam vender milhões de carros.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-16055629409385626482016-09-20T21:53:55.290+01:002016-09-20T21:53:55.290+01:002500 roadsters vendidos pela Tesla em todo o mundo...2500 roadsters vendidos pela Tesla em todo o mundo, não me parece ser grande coisa. Para um carro com uma autonomia de apenas 390 km, e um preço de 64 mil € ANTES DE IMPOSTOS, não admira.Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-18404004326169861112016-09-20T20:09:20.726+01:002016-09-20T20:09:20.726+01:00É mesmo como diz. O grupo de empresas do Elon Musk...É mesmo como diz. O grupo de empresas do Elon Musk que inclui a Tesla vive muito dos financiamentos constantes. Mas já não é a primeira vez que ele consegue fazer algo que muitos diziam que ele não conseguia (desde vender o Roadster, até conseguir produzir o Model S em linha de montagem). O Model X é que tem sido uma bronca.<br /><br />Agora a conversa da aquisição da Solar City é que cheira mesmo mal. Entre isso e os investimentos loucos que ele precisa para o Model 3 e a fábrica de baterias parece que ele está mesmo a querer rebentar com a empresa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-33732339714268706992016-07-04T12:33:40.035+01:002016-07-04T12:33:40.035+01:00As suas afirmações não são substanciadas em dados ...As suas afirmações não são substanciadas em dados sérios. Nenhuma electrónica pode resolver o problema do armazenamento de energia.<br />Qquanto ao Tesla, tenha cuidado. É uma empresa que vive dos financiamentos obtidos pela sua elevada cotação na bolsa, e corre o sério risco de avançar com o dinheiro da encomenda e a empresa falir antes de ter o seu carro...<br />http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla_volta_a_falhar_meta_trimestral_de_entregas_de_veiculos.html<br />Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-64230011852197146732016-07-04T12:27:01.802+01:002016-07-04T12:27:01.802+01:00Mesmo sem grandes avanços na tecnologia quimica da...Mesmo sem grandes avanços na tecnologia quimica das baterias, os avanços em electronica e software têm vindo a tornar mais pratica a utilização de carros electricos. O meu comentário anterior refere uma instância do artigo original onde a realidade já é diferente de há 6 anos atrás.<br /><br />Hoje em dia já existem carros electricos bastante bons como o Tesla Model S por cerca de 100k€. Sem uma revolução na quimica e recorrendo a software, electronica e economias de escala vislumbram-se carros de 30k€. <br />Mas concordo consigo que carros electricos bons, por menos de 20k€ não vão ser possíveis sem algo de novo na tecnologia base.<br /><br /><br />PMAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/06308819704220580648noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-36527697665433448612016-07-02T07:03:51.240+01:002016-07-02T07:03:51.240+01:00Gostaria que tivesse razão, caro comentador.
Mas, ...Gostaria que tivesse razão, caro comentador.<br />Mas, precisamente, aparte a vitória da campanha mediática não penso que nada de essencial se tenha alterado na tecnologia química das baterias.<br />A ciência não evolui ao ritmo das vontades políticas, e em particular a química não evolui à velocidade da electrónica e gagets derivados...Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-83286641370298357722016-07-01T14:41:03.798+01:002016-07-01T14:41:03.798+01:00Caro Professor,
É com agrado que vejo um novo pos...Caro Professor,<br /><br />É com agrado que vejo um novo post neste blog que seguia tão atentamente há 4 anos atrás. <br /><br />Devo dizer que este tópico me suscita especial interesse, uma vez que sou detentor de uma reserva para um Tesla Model 3. E abri um link que publica à espera de mais. Do que entendi do artigo, penso que se resume a "os carros electricos vêm ai, mas ainda não se sabe bem como vão ser o ciclo de vida das baterias, as infraestruturas necessárias nem quais as diferenças na utilização destes carros. O melhor é usar hibridos". A mensagem do artigo parece-me uma platitude. Penso que é sensato supôr que uma eventual transição de carros com motores de combustão interna para carros 100% electricos se fará passando primeiro pela massificação dos hibridos. Parece-me que é isto que já está a acontecer, pois já se vêm cada vez mais hibridos em circulação com uma boa mistura de conceitos e tecnologias diferentes. Até os Formula 1 actuais são carros hibridos! <br /><br />Alguns dos pontos do seu artigo original merecem ser revistos. Algumas dificuldades no uso de baterias de iões de litio que pareciam ser dificeis de ultrapassar, mas passados 5 anos e meio o panorama é diferente. Por exemplo: "The Tesla alternative, packaging thousands of inexpensive commodity cells, requires far more sensors and control software than would be practical for mass-market vehicles." Esta frase parece-me que já não faz sentido.<br /><br />Há 5 anos e meio concordava consigo. Hoje parece-me que estamos melhor do que pensavamos vir a estar nesta altura, e melhor do que este artigo do IEEE.<br /><br />Termino este comentário para dizer que espero que retome a escrita neste blog, que continuarei a seguir com o mesmo interesse de antigamente.<br /><br />PM<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06308819704220580648noreply@blogger.com