tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post2329503259251411866..comments2023-05-01T11:19:11.131+01:00Comments on A ciência não é neutra: Diesel híbrido e ...bicicletas eléctricas, o futuro próximo.Pinto de Sáhttp://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-68648694068404438002010-12-21T12:45:55.484+00:002010-12-21T12:45:55.484+00:00Caro Prof:
Obrigado pelo seu blog! É onde encontro...Caro Prof:<br />Obrigado pelo seu blog! É onde encontro o melhor informação sobre energia. Tenho recomendado a visita a este blog aos meus amigos interessados no assunto. Não sou perito neste assunto mas interesso-me por ele. Continue a publicar os seus pontos de vista tal como o tem feito: em linguagem que todos percebam, sem demasiadas complicações técnicas, sem objectivos políticos escondidos! A opinião pública precisa de pessoas como o senhor. Muito obrigado!J Carmohttps://www.blogger.com/profile/00670246026961056299noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-49157819840264157822010-12-21T12:35:20.959+00:002010-12-21T12:35:20.959+00:00Tenho um híbrido (Honda Civic). Faço uma condução ...Tenho um híbrido (Honda Civic). Faço uma condução super cuidadosa e não consigo mais que 5,1 lts/100Kms em média (mais de 30.000Kms). Um dos problemas, além do peso, é que não tenho qualquer controlo sobre o uso da energia acumulada. Assim, muitas vezes acontece que chego a uma descida com as baterias totalmente carregadas por não ter possibilidade de usar a energia, e perco a energia das travagens na descida. Se fosse agora comprar, não compraria um híbrido em que não tivesse controlo sobre o uso da energia!J Carmohttps://www.blogger.com/profile/00670246026961056299noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-48793965586480685932010-11-11T08:52:24.577+00:002010-11-11T08:52:24.577+00:00@Rui,
Não coloco as pessoas em perigo. Quando and...@Rui,<br /><br />Não coloco as pessoas em perigo. Quando ando a 40/50 na cidade, até estou a cumprir o Código da Estrada... O que as pessoas querem é chegar o mais rápido possível ao semáforo que está à frente, e travar a fundo. Esse é o tuga acelera, para quem um híbrido é capaz de compensar. E como são mais que muitos os tugas assim, é capaz de haver mercado para os híbridos.<br /><br />Agora, para os outros como eu, é uma verdade física que não compensa andar a passear por aí o peso extra de um híbrido (baterias+motor, pelo menos)!<br /><br />EcotretasEcoTretashttps://www.blogger.com/profile/16486153894424183884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-22612760061106888632010-11-10T01:50:48.230+00:002010-11-10T01:50:48.230+00:00Caro Prof.
Não quero discutir o valor dos seus co...Caro Prof.<br /><br />Não quero discutir o valor dos seus comentários nem as sua posições sobre o tema. No entanto devo esclarece-lo que, contrariamente ao que afirma, o Diesel é mais caro que a gasolina! Sim, mais caro.<br />Aconselho a visita ao site da DGE, p.ex, em que poderá verificar os preços da gasolina e gasóleo antes de impostos.<br />De facto o consumidor final paga um preço inferior no Diesel, mas isso acontece pq desde o choque petrolífero dos anos 70 que na Europa se decidiu "subsidiar" o Diesel uma vez que as frotas comerciais e de transportes eram essencialmente alimentadas a Diesel. Em função desse diferencial de preço, que se foi agravando ao longo dos últimos 30 anos, a industria automóvel europeia apostou em desenvolver tecnologia que permitiu melhorar a performance dos motores Diesel, explorando assim o potencial de mercado de um motor alimentado a um combustível substancialmente mais barato, pq subsidiado.<br /><br />Nota final: Actualmente, contrariamente ao que diz, o custo de produção (custos de desenvolvimento incluídos)de um motor Diesel são similares aos de um motor a gasolina. Os preços continuam mais elevados por uma questão de politica de Marketing e Pricing das construtoras, que desta forma retiram maiores margens comerciais destes produtos.<br /><br />Francisco Queirós<br />EngenheiroFranciscohttps://www.blogger.com/profile/05381256192420424386noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-50228424951012790532010-11-09T20:19:46.405+00:002010-11-09T20:19:46.405+00:00Sim, já tinha referido que pratica isso, e não me ...Sim, já tinha referido que pratica isso, e não me leve a mal mas o facto de levar muitas apitadelas provavelmente significa que com essa obsessão por poupar combustível está a pôr pessoas em perigo. Mais uma vez só estou a julgar por aquilo que me diz... Ainda assim não me respondeu às questões em concreto, e se não concorda comigo que o híbrido pode ser mau negócio em umas ocasiões mas bom noutras.Rui NCnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-48917382126198442022010-11-07T15:33:24.228+00:002010-11-07T15:33:24.228+00:00A minha mota eléctrica (ciclomotor 3000W)faz mais ...A minha mota eléctrica (ciclomotor 3000W)faz mais de 50 kms no Porto... eu disse no Porto, com um custo de 65 euros por kms de autonomia...<br />Think City é um carro eléctrico, não faço ideia de quanto custa, é apenas um citadino que tem a autonomia correspondente às necessidades de 90% dos utilizadores citadinos... mas gostaria de dizer uma coisa, é só "feeling", é mais fácil conceber um híbrido com gerador acoplado e tracção eléctrica, que continuar a apostar num motor de tracção com mais de 100 anos... <br />Seria bom que as pessoas passassem a olhar o carro como um simples meio de deslocação e não como um "broche" que algumas velhotas teimam em continuar a por na lapela... mas infelizmente neste mundo as pessoas são parcas em ideias e o carro sempre representa algum "status", mais o canudo das Novas Oportunidades... digo eu...Francisco Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/09673514299184694610noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-43723937214055524182010-11-06T12:46:58.948+00:002010-11-06T12:46:58.948+00:00@Rui Costa,
Respondo-lhe muito facilmente: devo s...@Rui Costa,<br /><br />Respondo-lhe muito facilmente: devo ser um dos condutores em Lisboa que mais apitadelas, recebe...<br />Devo referir-lhe que o problema não está na aceleração, mas sim na travagem. Cada vez que se trava num automóvel normal, é energia que se perde... Em Lisboa, que é a subir e a descer, raramente tenho que travar! Como consigo? Chama-se hypermiling; pesquise no Google!<br /><br />EcotretasEcoTretashttps://www.blogger.com/profile/16486153894424183884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-47516796165145546572010-10-31T15:51:20.863+00:002010-10-31T15:51:20.863+00:00@Ecotretas
Se bem percebi diz que consegue com um...@Ecotretas<br /><br />Se bem percebi diz que consegue com uma condução mais delicada controlar o gasto médio do seu automóvel de modo a que o sistema híbrido não compense.<br /><br />Enquanto que não duvido que esse tipo de condução tornará o investimento num híbrido desvantajosa no seu caso, penso que ficou a ideia que só quem é "acelera" é que tirará vantagem disto, o que não me parece de todo verdade! Pode-me esclarecer com alguns números? Nomeadamente: <br /><br />O consumo publicitado do seu carro vs o consumo publicitado de um carro similar mas com sistema híbrido (disse publicitado porque os consumos são sempre testados com uma condução cuidada, como a sua, para ficar mais bonito nos specs). Imagino que seja maior mas não tanto que justifique o preço do híbrido...<br /><br />O tipo de precurso que costuma fazer, ou seja, se apanha trânsito e semáforos, se tem muitas subidas e descidas, atravessa muitas passadeiras... isto porque são inevitabilidades que obrigam a acelerar e travar.<br /><br />O tamanho do seu carro e o nº médio de passageiros, pois a energia aproveitada das travagens num smart não é de todo comparável com uma carrinha comercial, uma carrinha de caixa aberta ou um minivan familiar.<br /><br />Porque lendo o seu post fica a ideia de que a tecnologia híbrida é banha da cobra, quando me parece a mim que não sendo uma dádiva divina, também não é um completo embuste...Rui Nogueira da Costanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-1415548014948504042010-10-28T08:59:33.378+01:002010-10-28T08:59:33.378+01:00Anónimo,
O Audi que fez os 600 km pode-o ter conse...Anónimo,<br />O Audi que fez os 600 km pode-o ter conseguido de duas maneiras:<br />- ou ia carregadinho de baterias (centenas de Kg delas), e por conseguinte era um carro artilhado precisamente para o objectivo pretendido, como os carros de corrida o são para a velocidade, e portanto não muda nada quanto à inviabilidade técnico-económica actual do carro eléctrico de produção em massa;<br />- ou a AUDI fez uma invenção revolucionária na tecnologia de baterias, de que ainda não divulgou o segredo.<br />De qualquer forma, com tantos subsídios públicos para o carro eléctrico em toda a Europa e a pressão "green" na Alemanha, não é de admirar se a Audi estiver a querer agradar ao poder político colaborando na mistificação existente sobre o assunto.<br />O grupo VW sempre fez ao poder político os fretes que este lhe pedia, tendo aliás nascido por iniciativa do próprio Hitler! E Ferdinand Porche começou a sua carreira a projectar o tanque de guerra Panther, uma evolução do Panzer Mark III que incorporava alguns dos atributos do T-34 russo...Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-59650482119713152512010-10-27T18:02:46.260+01:002010-10-27T18:02:46.260+01:00Caro Professor
Será que pode tecer algum comentár...Caro Professor<br /><br />Será que pode tecer algum comentário sobre a seguinte notícia?<br /><br />http://aeiou.expresso.pt/carro-eletrico-percorre-600-quilometros-sem-recarregar-baterias=f611609<br /><br />ObrigadoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-32441711109067527212010-10-26T23:29:15.566+01:002010-10-26T23:29:15.566+01:00Quanto custa substituir a bateria de um híbrido? N...Quanto custa substituir a bateria de um híbrido? Não consegui nunca uma resposta concreta de um concessionário. Todos parecem não saber ou estar na retranca. Na web tirei um valor de $3000 mas não fiquei esclarecido.<br /><br />$3000 de gasolina dariam para percorrer da ordem de 3 dezenas de milhar de km num carro a consumir 5.5Litros/100kmLura do Grilohttps://www.blogger.com/profile/18228095256025410645noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-66139103800101648662010-10-06T23:05:27.574+01:002010-10-06T23:05:27.574+01:00Quanto à questão dos resíduos nucleares, limito-me...Quanto à questão dos resíduos nucleares, limito-me a linkar para um post onde já tratei disso tudo:<br />http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2010/01/uma-central-nuclear-em-portugal.htmlPinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-1250337065523943992010-10-06T22:05:12.693+01:002010-10-06T22:05:12.693+01:00Não tenho qualquer formação académica, mas interes...Não tenho qualquer formação académica, mas interesso-me por estes assuntos. <br />O sr. Pinto de Sá diz que não há lixeiras nucleares. Diz que os resíduos, depois de processados são guardados.<br />Mas são guardados onde?<br />Enterrados?<br />Que eu saiba, luvas e fatos ou instrumentos utilizados nas centrais nucleares são resíduos. <br /><br />- Qual é o processo de tratamento para estes resíduos?<br /><br />Sempre tenho ouvido dizer que o principal problema da energia nuclear é o que fazer com os desperdícios radioactivos e o tempo em que se mantêm radioactivos.<br />Mas pronto eu sou leigo e tenho vindo a ser enganado a minha vida toda, até descobrir estes blogues onde se diz que as lixeiras radioactivas não existem. <br />Realmente há muita contra-informação neste mundo e muita gente esperta. Principalmente em Portugal.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-57849500580613444612010-09-30T13:37:45.309+01:002010-09-30T13:37:45.309+01:00Caro Carlos Portugal,
Não me referia à confusão en...Caro Carlos Portugal,<br />Não me referia à confusão entre as baterias dos automóveis vulgares e as dos "híbridos ou eléctricos", mas sim à confusão entre as baterias dos híbridos e as dos eléctricos! Em que me parece persistir...<br />Quanto à poluição, não referi nenhuma. Referi foi a dependência do petróleo, o que não significa forçosamente dependência física - mas significa claramente dependência de oligopólios no fornecimento, como os preços do crude internacional demonstram.<br />Quanto aos resíduos nucleares de Sacavém,... ah, se estamos a falar disso então pior ainda é o (não) tratamento dos resíduos radioactivos dos hospitais! Mas isso, como Sacavém, não tem nada a ver com produção de energia. E os resíduos das centrais nucleares francesas não estão em licheiras. São reprocessados, compactados, vitrificados, e guardados.Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-18159445417321551162010-09-30T13:24:46.799+01:002010-09-30T13:24:46.799+01:00Caro Pinto de Sá:
Não estou a confundir coisa alg...Caro Pinto de Sá: <br />Não estou a confundir coisa alguma. Aliás, quando falo de baterias dos híbridos (e ainda mais dos puramente eléctricos), estou a comparar os 5 ou 7 Kg de uma bateria vulgar de um carro a combustão com os 250 ou 500Kg das baterias de um híbrido ou de um puramente eléctrico. A diferença não é pequena, desculpe! É uma questão de ordem de grandeza de metais pesados nelas presentes (o níquel e o cádmio também são tóxicos).<br /><br />Quanto à comparação que faz entre a ordem de grandeza do peso dos diesel e dos híbridos, está-se a esquecer da relação peso/potência. Assim, quando as baterias esgotam quase toda a carga - numa viagem em auto-estrada, por exemplo - o pobre motor a combustão - com uns 80 ou 90 cavalos, tem de puxar por todo aquele peso, sem auxílio do eléctrico - ou então com muito pouco - e ainda gerar carga para as baterias.<br /><br />Num turbo-diesel com 1.9 ou 2.0 litros, por exemplo, os 150 ou 180 cavalos apenas têm de traccionar a massa do veículo e dos passageiros.<br /><br />Quanto aos «recursos naturais finitos», o petróleo dificilmente se pode classificar como um deles - a médio prazo - se atentarmos no recente relatório da Academia Real das Ciências Suecas, acerca do petróleo abiótico. E sempre temos o processo Fischer-Tropsch, muito usado pelos nazis durante a guerra, para fabrico de combustíveis (gasóleo, gasolina, óleos lubrificantes, etc.) a partir do carvão ou dos lixos urbanos e industriais orgânicos... Mas as petrolíferas não estão, obviamente, interessadas.<br /><br />Quanto à poluição causada pela queima de hidrocarbonetos, é apenas local e reciclável com facilidade pela Natureza. O crude é, afinal, um «produto natural», e os seus derivados orgânicos são compostos rapidamente degradáveis e reassimiláveis pelo meio ambiente. E lembremo-nos de que também há - e sempre houve - marés negras de origem totalmente natural... <br /><br />E, no que respeita à afirmação que faz de que não existem lixeiras nucleares, aconselho-o a informar-se melhor. É que sabe, sou engenheiro há muitos anos, e trabalhei até com a velhinha Junta de Energia Nuclear, ali para as bandas de Sacavém, onde até havia um pequeno reactor nuclear a funcionar desde 1961... Parte do «lixo» ia para França e outros países, para ser «enterrado» numa dessas «lixeiras», ou mais tarde «queimado» num reactor dito super-regenerador...<br /><br />CumprimentosCarlos Portugalnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-79022825567911702532010-09-30T12:41:09.196+01:002010-09-30T12:41:09.196+01:00Caro Pinto de Sá,
Não se surpreenda. Repare que re...Caro Pinto de Sá,<br />Não se surpreenda. Repare que referi que são bons para os tugas aceleras...<br />Prefiro as soluções que o Carlos Portugal refere, nomeadamente a da BMW, onde penso que uma bateria adicional armazena energia para consumos eléctricos do carro: ar condicionado, luzes, radio, etc. Permite grandes economias, sobretudo quando cada vez mais há maiores consumos eléctricos dentro do carro. <br />Com isto dispensa-se o peso das baterias adicionais, mais o motor eléctrico adicional, que são sempre um fardo em termos de consumo...<br />EcotretasEcoTretashttps://www.blogger.com/profile/16486153894424183884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-29812918152819680912010-09-30T12:26:37.236+01:002010-09-30T12:26:37.236+01:00Caro Ecotretas,
Surpreende-me a sua posição contra...Caro Ecotretas,<br />Surpreende-me a sua posição contra os híbridos. A tecnologia de recuperação da energia cinética perdida nas travagens é mais um dos muitos melhoramentos que, desde o 1º choque petrolífero de 1973, têm vindo a aumentar muito o rendimento da propulsão automóveis. E a melhoria desse rendimento, algo de que os EUA ficaram de fora, só pode ser boa - que mais não seja porque todo o desperdício é mau, num planeta de recursos finitos e crescimento populacional exponencial. O que não tem nada a ver com mitos climáticos nem ecotopias verdes!<br />Aliás, o referido aumento de peso dos híbridos é da ordem de grandeza do dos Diesel. Compare os dados do Honda Civic 1.8 com os do Honda híbrido CRZ, por exemplo, e confirmará o que digo - pesam o mesmo, para tamanho e potência similar.<br />Quanto ao que diz, Carlos Portugal: confunde automóveis híbridos com eléctricos, quando uma coisa não tem nada a ver com a outra.<br />É verdade que os media do regime tendem ultimamente a chamar "eléctricos" aos híbridos, mas trata-se de pura mistificação destinada a esconder que não há nenhuns automóveis eléctricos no horizonte.<br />Se um híbrido for considerado uma variante de carro eléctrico só porque tem um motor eléctrico, então também qualquer automóvel é eléctrico porque qualquer automóvel tem um motor eléctrico - o motor de arranque!<br />Quanto às baterias: qualquer automóvel tem baterias e tem que as mudar de 6 em 6 anos. O que está em causa nos carros puramente eléctricos é a incapacidade das enormes nbaterias de lítio para armazenarem TODA a energia necessária para os mover. Mas num automóvel híbrido as baterias têm um papel apenas auxilar, e por isso nem são grandes nem são de lítio! São em regra de níquel-cádmio e pouco mais pesadas que as de chumbo que todos os automóveis têm.<br />Quanto às "lixeiras nucleares", isso é coisa que não existe!Pinto de Sáhttps://www.blogger.com/profile/07236403685335368416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-69330665799856616242010-09-30T10:39:06.257+01:002010-09-30T10:39:06.257+01:00Caro Ecotretas:
Tem toda a razão. Um híbrido, para...Caro Ecotretas:<br />Tem toda a razão. Um híbrido, para além da fraca fiabilidade (derivada da complexidade e número de componentes), só consome menos do que um diesel common-rail na cidade, com regeneração em travagens constantes.<br /><br />Em estrada, pelo contrário, o consumo sobe a pique, pois o pobre motor de combustão tem de alimentar as pesadas baterias já esgotadas e puxar por elas, pelo motor eléctrico e pelo automóvel... É impressionante, como diz; ainda por cima para umas prestações medíocres (devido ao peso).<br /><br />A tudo isto, há ainda a acrescentar dois problemas:<br /><br />1. O custo exorbitante da troca das baterias de um híbrido ou eléctrico, que ocorrerá inevitavelmente entre os 3 e os 6 anos.<br /><br />2. A tremenda e perigosíssima poluição provocada pelo fabrico e destruição das baterias. Como contêm imenso mercúrio, lítio e outros mimosos metais pesados, para onde os irão lançar após a vida útil? Para lixeiras nucleares, a fazerem companhia ao estrôncio, plutónio e afins? Ou reciclando as baterias em caras e perigosas fábricas, com riscos poluentes elevadíssimos?<br /><br />Parece que esta pseudo-ecologia tem muito pouco de ciência e muito de religião fanática...<br /><br />Quanto à regeneração por travagem em veículos convencionais, a BMW, por exemplo, já o faz em vários modelos, tanto a diesel como a gasolina, recarregando assim a bateria (normal) do veículo sem que esse esforço seja feito pelo motor através do alternador, reduzindo assim os consumos. <br /><br />E uma última observação: andar com os faróis acesos durante o dia, desnecessários em boas condições de visibilidade, aumenta também os consumos, pelas razões apontadas acima. À noite, com nevoeiro ou chuva não há outra hipótese, como é óbvio.<br /><br />Cumprimentos.Carlos Portugalnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-19212047980987586722010-09-29T22:01:16.723+01:002010-09-29T22:01:16.723+01:00É preciso saber que os híbridos apenas são bons pa...É preciso saber que os híbridos apenas são bons para o tuga acelera. Quem, como eu, faz de evitar as travagens a maior prioridade na condução, garanto-vos que os híbridos são um puro desperdício. E acreditem que quem conhece o consumo do carro que conduzo, fica absolutamente siderado! Chama-se hyper-miling a isto...<br />Depois um híbrido é muito mais pesado, com todas as implicações no consumo, nas circunstâncias que referi...<br />Enfim, um desperdício de tempo e dinheiro!<br />EcotretasEcoTretashttps://www.blogger.com/profile/16486153894424183884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-41627451580922972232010-09-29T17:05:52.308+01:002010-09-29T17:05:52.308+01:00Vantagem do carro híbrido relativamente ao modelo ...Vantagem do carro híbrido relativamente ao modelo equivalente de combustão interna: <br />1. Reduz significativamente o consumo pelo motor de combustão interna, seja qual for o combustível utilizado.<br />2. Existe um aproveitamento da energia que se perderia nas travagens e desacelerações, transformando-a em electricidade nas baterias.<br />3. O motor eléctrico assiste o motor de combustão aumentando a força de propulsão do veículo (proporcional à força do motor eléctrico).<br /><br />Os carros eléctricos puros têm a desvantagem de uma muito menor autonomia em quilometros percorridos e do tempo (várias horas) que consomem para recarregar as baterias (aqui os híbridos são auto-suficientes por serem auto-regenerativos). <br /><br />Outra desvantagem dos puros eléctricos é a dependência de electricidade do exterior que é produzida por fontes clássicas.<br /><br />Países pobres e dependentes de energia como o nosso, não têm estofo (recursos financeiros) para embarcarem em projectos de veículos totalmente eléctricos como estamos a fazer. Vai ser mais um rombo no orçamento.<br /><br />Concordo que nesta fase de desenvolvimento, ir além dos híbridos em termos comerciais, é disparate.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36337476.post-59426875982036083442010-09-29T13:30:37.239+01:002010-09-29T13:30:37.239+01:00Nos híbridos da Honda e da Toyota, a regeneração d...Nos híbridos da Honda e da Toyota, a regeneração da carga das baterias não é feita somente à custa da energia da travagem. Realiza-se também pelo motor de combustão nas seguintes situações:<br />- passivamente pelo motor durante as reduções de velocidade em descidas (sem aumentar o consumo)<br />- activamente pelo motor nas reduções de caixa ou desacelerações (sem aumentar o consumo)<br />- activamente pelo motor quando o limiar mínimo da carga da bateria exige o seu recarregamento para evitar a descarga total (aumentando o consumo).<br /><br />O motor eléctrico assiste o motor de combustão sempre que a carga dass baterias esteja acima do limiar mínimo de carga diminuindo o consumo do ICE. Em certas condições o veículo também se pode deslocar somente em modo eléctrico.<br /><br />Este avanço tecnológico foi possível devido à implementação de um sistema informático "inteligente" que gere as funções de regeneração e disponibilidade da energia eléctrica segundo as necessidades.<br /><br />A única desvantagem do diesel é ser mais emissor de substâncias nocivas do que a gasolina em ambientes saturados, como acontece por vezes nas nossas cidades (sejam híbridos ou não).Anonymousnoreply@blogger.com