sábado, outubro 10, 2009

A todo o gás!

Tal como para o petróleo, de que presentemente só se conseguem extrair 30% das reservas conhecidas e para o qual se espera a emergência de novas tecnologias capazes de extrairem muito mais, também para o gás natural a tecnologia vai alargando as reservas exploráveis.
Agora, foi a descoberta de um modo de extrair o gás embedido em rochas e que aumenta as reservas exploráveis no mínimo dos mínimos em 20%!
Anda tudo excitadíssimo, particularmente cá pela Europa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Prof,
Esta é uma das razões que levou o gás a desacoplar do brent e porque vamos ter gás barato nos próximos anos. Face, ao razoável compromisso ambiental que se pode obter da utilização do gás natural e dos baixos custos de extracção (com estas verdadeiras inovações tecnológicas) temos também agora uma maior diversidade de fornecedores – o GN pode muito bem ser o combustível da segurança de abastecimento.
Mais, os cenários desenhados para o futuro que não incorporem uma grande percentagem de gás no mix energético devem ser seriamente revistos.
Cumprimentos,
Francisco

PS: É engraçado que seja numa energia convencional que surjam estas verdadeiras inovações tecnológicas com impactos significativo nas nossas vidas, se calhar é por não ser subsidiada, digo eu que sou provocador.

Pinto de Sá disse...

Pois, e o estudo do EPRI que mencionei nuns posts atrás prevê exactamente isso.
Mas, também, convém ter o seguinte em conta:
http://aeiou.expresso.pt/cartel-mundial-do-gas-em-estado-avancado=f540576