segunda-feira, janeiro 04, 2010

Um gosto de leitura, para quem gosta de Ciência

Talvez alguns estejam a par das observações ao climategate que o Prof. Delgado Domingos publicou no Expresso, no dia 30 de Novembro.
Dias depois, um jovem e ambicioso investigador ambientalista com um curriculum auto-laudatório surpreendente, Prof. convidado da cátedra "Rui Nabeiro" da Universidade de Évora de cujo reitor é filho, decidiu atacar Delgado Domingos no mesmo Expresso.
E, no seguimento, o Prof. Delgado Domingos deu-se ao trabalho de replicar com uma carta que esse jovem investigador publicou no seu blog.
Esta carta é um prazer de leitura, para quem já fez Investigação com modelos matemáticos computacionais e conhece a tentação de os "martelar" para que as suas previsões batam certo com a realidade. Pode ser lida aqui. Fica-se a perceber muita coisa e só tenho pena que um texto tão pedagógico se possa vir a perder...

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Subscrevo inteiramente o que aqui disse acerca do Prof. Delgado Domingos e do jovem investigador.

Por sinal, o Prof. DD costuma colocar em página própria os textos das suas intervenções públicas, no seguinte endereço : http://jddomingos.ist.utl.pt/

Como ainda não encontrei lá estes dois textos, tomei a iniciativa de o contactar via e-mail.

E, se me é permitido, aproveito a oportunidade para acentuar que o meu apreço pelo Prof. DD em nada fica diminuído pelo facto de estarmos em campos completamente opostos no que respeita à opção nuclear. Ele é abertamente contra, enquanto eu penso que a nossa (primeira) central nuclear já deveria ter começado a ser projectada...

Na verdade, a abordagem do Prof. DD, quer da opção nuclear, quer do aquecimento global, é sempre objectiva e polida, pelo que, mesmo em desacordo, não é difícil respeitar as suas opiniões.

Jorge Oliveira disse...

Posso agora informar os leitores deste blog que o Prof. Delgado Domingos já colocou no seu site o artigo que publicou no Expresso, acerca do Climategate, e também os textos do debate em que, a propósito do assunto, se envolveu com o jovem investigador, Miguel Araújo.

Pinto de Sá disse...

Pois, não tinha reparado no debate que se seguiu à resposta do Professor Delgado Domingos e que o AMBIO publicou.
Verdadeiramente notável, esse debate!
E, sobretudo, ficámos a conhecer melhor o elevado nível moral e o rigor intelectual do Professor, que só me faz aumentar o orgulho de ser seu colega de escola! Ainda que, também eu, não possa concordar com todas as suas opiniões - mas não quanto às opiniões científicas, e sim quanto a algumas das perspectivas políticas decorrentes.
No entanto, quando ele opina que as propostas de Copenhaga são $ deitado fora que seria melhor gasto a resolver verdadeiros problemas, certamente que concordo. Eu e Bjorn Lomborg.
Sou talvez é um pouco mais cínico politicamente que o Professor; a reestruturação industrial associada à redução das emissões de C02 vai ocorrer, e a questão é saber se estaremos entre os tontos que vão pagar a factura, ou entre os espertos que vão explorar a oportunidade desses novos mercados! Infelizmente, e como tenho vindo a reclamar, os nossos governantes já comprometeram o país na primeira opção...