terça-feira, fevereiro 16, 2010

Morrer de frio em Portugal

Nos últimos dias os media têm noticiado que morreram doze idosos, só na região de Lisboa, dos quais pelo menos 4 confirmadamente de frio.
E Lisboa está longe de ser das regiões mais frias do país.
Em comentário, os media circularam que um estudo irlandês já tinha notado que Portugal é o país europeu onde mais se morre de frio, apesar do seu clima ameno.
Que em Portugal faz muito frio nas casas é sabido há muito para quem já esteve no estrangeiro ou que oiça estrangeiros que estejam por cá.
Mas o que é interessante, e de facto repugnante, é a razão que os nossos media têm dado para isto: que "as casas têm falta de isolamento", que "a distribuição de riqueza é má", que na Suécia e na Finlândia, por exemplo, todas as casas são impecavelmente isoladas e têm vidros duplos, etc. O que é verdade.
O que é o "newspeak" de que falava Orwell, o discurso em que se mente sempre parecendo que se diz a verdade, é que toda esta conversa esconde o óbvio: em Portugal morre-se de frio porque não há dinheiro para pagar o aquecimento, cuja energia é caríssima para o poder de compra português, especialmente o dos pobres!
É por isso que se falam no isolamento das casas na Finlândia, por exemplo, mas não dizem que nesse país o consumo de eelectricidade per capita é 4 vezes o nosso!...
Tornou-se politicamente incorrecto gastar energia, para estes "verdes" que não dispensam nenhuma das comodidades da modernidade.
O exemplo de Salazar, que punha uma mantinha nos joelhos para poupar energia é, na verdade, o que eles destinam ao nosso povo. Porque, quando o custo da actual política energética passar para a factura que esse povo pagará, muito mais gente irá morrer de frio no Inverno, em Portugal.

1 comentário:

Sérgio Sousa disse...

Aumento do preço da energia de 12% em 2010... verifiquem as facturas!
O aumento do preço da energia ao consumidor final já começou:
Sou cliente da EDP, tarifa bi-horária, potência contratada de 4,6kVA. Os aumentos de preços de 2010/2009 foram:
2009 2010
vazio 0,0663 0,0742 11,92%
f vazio 0,1233 0,1382 12,08%

Note-se que a ERSE anuncia um aumento médio de 2,9% http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/tarifasreguladasem2010/Paginas/TVCF2010.aspx

aceitam-se explicações...

cumprimentos,