domingo, abril 03, 2011

Seguros e nuclear civil

Uma das atoardas que alguns demagogos gostam de propalar, às vezes publicamente, é que as centrais nucleares não têm seguro contra casos como o de Fukushima, dado o alto custo que ele comportaria.
Ora isso é completamente falso, como se pode comprovar pela explicação aqui constante!
Em todo o caso e relativamente  a Fukushima, acrescentaria que:
  1. Bem mais preocupados do que com a recuperação das perdas económicas com a central de Fukushima, os japoneses estão-no é com toda a imensa destruição de toda a costa oriental de Honchu! Só os seguros reclamáveis relativamente á propriedade imobiliária destruída estimam-se ascender a 35 biliões de USD!
  2. Fukushima estava amortizada, dados os seus 40 anos de vida, embora tivesse acabado (2010) de ver autorizada a extensão da sua licença de funcionamento por mais 10 anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa por aquilo que parece ser um preciosismo, mas esses 35 biliões de dólares são declarados segundo a notação anglo-saxónica, certo? Em português não será mais correcto afirmar que são 35 mil milhões de dólares?
Pedro, Montijo.

Pinto de Sá disse...

Sim, é segundo a notação americana, a que é universalmente usada na imprensa económica e científica internacional. E que é a notação lógica e prática, pelo que me estou nas tintas para a notação portuguesa...

Anónimo disse...

Um pouco de offtopic, mas a confirmar-se a intervenção humana nas alterações climáticas, é de todo o interesse das companhias de seguros evitar o aquecimento global.