quinta-feira, junho 23, 2011

electricidade a pedal

O Ecotretas postou uma engraçada notícia sobre uma iniciativa dinamarquesa muito verde, e que consiste num dado hotel oferecer uma refeição a quem contribua para a produção de electricidade local pedalando um quarto de hora.
O Ecotretas faz as contas e chega ao valor absurdo de 2600 €/kWh (18 mil vezes mais que o seu custo usual)!
Porém, o que me levou a vir aqui foi para acrescentar uma curiosidade à notícia da electricidade a pedal dinamarquesa: é que essa prática de gerar electricidade pedalando uma bicicleta não é original. De facto, é assim que os reclusos do Arizona alimentam as lâmpadas das tendas quando saem para trabalhos de campo.
O xerife de Phoenix acha que os reclusos não têm o direito de gastar electricidade à comunidade e, por isso, trata que sejam eles próprios a gerá-la. Vale a pena, de caminho, notar que o referido xerife é usualmente apontado como exemplo da bestialidade policial por certos europeus muito sensíveis, mas nos EUA um xerife é eleito (imaginem os chefes da polícia das vossas cidades a serem eleitos, também...).
E o facto é que, com estas práticas, o xerife de Phoenix é eleito regular e repetidamente há muitos anos!...

5 comentários:

Lura do Grilo disse...

Nada como saber o que custa produzir a energia para dar valor ao que se consome.

Anónimo disse...

Também nos EUA, há já vários anos que um ginásio tomou a iniciativa de converter as bicicletas em geradores.
Acho que faz todo o sentido, porque estúpido é ingerirmos calorias em excesso e depois irmos queimá-las num ginásio consumindo electricidade na iluminação, AC, TV, aparelhos de exercício eléctricos (passadeiras, bicicletas, etc.).
Eu corro regularmente e mais do que 15 minutos de cada vez, acharia óptimo se me pagassem o jantar por isso.
Se é bom negócio para o hotel ou não, isso é o que se aguarda para ver, conforme a adesão dos clientes.

Anónimo disse...

Esse post fez me lembrar um assunto completamente distinto, nos estabelecimentos prisionais portugueses, os detidos podem na maioria dos casos utilizar um telemovel...

Se estão em privação da liberdade, como podem eles ter um meio de comunicação directo com o exterior?

Outra coisa que me faz diferença, é que um detido levanta-se tarde e a más horas e tem almoço e jantar garantido, sem trabalhar.

Os meus pais têm que se levantar cedo para ir trabalhar, pagar propinas aos filhos etc etc, caso contrário não tinham casa, nem dinheiro para comer...

Um desabafo!

Anónimo disse...

Nao que tenha muito interesse, mas a noticia original diz que a energia das bicicletas e para que a televisao esteja ligada. Assim que param de pedalar a televisao desliga-se.Eu apoio, acho que faz todo o sentido.

Carlos Portugal disse...

Bem, os dínamos das bicicletas do meu tempo de meninice geravam electricidade para os faróis a partir da força motriz muscular das nossas pernas (actuavam por atrito contra o pneu dianteiro)...

Mas já me deixei de veículos de tracção animal há décadas...