sábado, junho 25, 2011

Uma energia alternativa

Há 25 anos, quando se falava em "energias alternativas" queria-se dizer "renováveis". Hoje, que as fontes de energia renovável ganharam os favores políticos (e subsídios!) de vários Governos e o controlo dos media, a energia alternativa é a... nuclear!
Uma das tácticas que recentemente os propagandistas da ecotopia começaram a usar é a de conotarem a energia nuclear como uma forma de produção démodée, do passado, um arcaísmo com os dias contados, como a lenha ou o carvão. E, no entanto, como defende Bill Gates, ainda vamos só no início da tecnologia nuclear, e só um futuro baseado nas centrais de neutrões rápidos poderá fornecer à Humanidade energia abundante a preços módicos!
Bil Gates, como há cerca de um mês escrevi, financia um projecto inovador (Terrapower) baseado no conceito de uma onda móvel de reacção nuclear,  que tem estado a ser exaustivamente simulado em computador por uma empresa que financia. O novo reactor é fornecido de plutónio e urânio 238 remanescente das centrais existentes e das bombas desmanteladas e nunca mais é aberto, prevendo-se que funcione durante 40 anos com o "combustível" inicial, simultâneamente dando assim destino a esse "lixo" nuclear.
Agora, o projecto está em condições de passar à fase experimental, como noticia aqui a Scientific American, e procura quem esteja disposto a suportar a experiência pelas décadas necessárias à demonstração de que os respectivos materiais e equipamentos se portam como previsto (ou não, o que fará parte da aprendizagem).
O projecto tem o suporte da Administração Obama e de congressistas republicanos, mas será provavelmente na Rússia ou na China que será construído o protótipo.

3 comentários:

Gonçalo Aguiar disse...

"(...) mas será provavelmente na Rússia ou na China que será construído o protótipo."

Poderá explicar melhor esta sua afirmação?

Pinto de Sá disse...

Está explicada no artigo da Scientific American para que hyperlinkei; é só ir lá lê-lo.

Carlos Portugal disse...

Caro Pinto de Sá:

Creio que, de certo modo, é uma evolução do conceito de reactor super-regenerador (fast breeder), já com umas décadas, embora o seu funcionamento não seja exactamente esse.

Mas é bom saber que se procuram de novo alternativas possivelmente viáveis (dependendo da fase experimental).

Obrigado pela comunicação.

Cumprimentos.