quarta-feira, julho 14, 2010

E se o Nissan ficar sem bateria?

A Scientific American on-line nota num artigo recente que o primeiro automóvel eléctrico que estará disponível no mercado, em 2011, na verdade disponível em apenas 4 países-cobaias (Japão, EUA, Holanda e Portugal), vai colocar problemas novos aos seus utilizadores.
Como já referi aqui, esse automóvel, o Nissan Leaf, anuncia uma autonomia de 165 km em condições ideais, 140 km em condições reais, que se vai reduzindo anualmente em pelo menos 20%.
Nestas condições, não é improvável que de vez em quando os seus proprietários se vejam confrontados com uma situação que já aconteceu a toda a gente com os autmóveis actuais: ficar parado na estrada sem combustível...
O problema é que, com o automóvel eléctrico, não se poderá recorrer à tradicional solução de apanhar uma boleia até à estação de serviço mais próxima e vir de lá com uma lata de gasolina...

6 comentários:

Anónimo disse...

Que solução existe? Os carros poluem imenso. Devíamos mudar todos para os biocombustíveis?

Pinto de Sá disse...

Qualquer solução que se preze deve ser transparente para o povo e deixá-lo escolher, informando-o bem e com verdade.
É esse o busílis, e não as tecnologias.

Anónimo disse...

Mas a continuação do que existe, só porque existe, não é em si um problema já si muito grande?
Tenho noção que é já um consenso grande que os carros actuais são um problema, e tem-se ouvido que em todo o mundo se está a tentar encontrar uma solução para isso com os carros elétricos, não é?
Qual é a solução afinal?

Pedro Boavida disse...

É arranjar uma solução para um problema que não existe.

Carros eléctricos? Estou a adivinhar o seguro de assistência em viagem. Um balúrdio porque qual é a seguradora que vai oferecer este tipo de seguro a um carro que, tendo 3 ou 4 anos de idade nem 100Km vai conseguir fazer...

Quem quer poupar mas precisa de um veículo compra um Diesel ou um a GPL

Anónimo disse...

Será porventura o grande sucesso dos carros eléctricos que colocará a opção nuclear outra vez em cima da mesa em Portugal.
http://gm-volt.com/2010/07/14/official-chevrolet-volt-battery-warranty-is-eight-years100000-miles/

Anónimo disse...

Para o meu homónimo Anónimo.

Aparentemente existe uma corrente de opinião que refere que se deve incorrer num erro só porque não gostamos das soluções actuais.

Mas não se preocupe. Quando o seu carro eléctrico ficar sem bateria passados 3 anos sem dúvida que não faltarão automobilistas prestáveis que o ajudarão a empurrar o seu veículo de 1300kg (se for um nissan leaf).

Se estiver disposto a viver com isso compre um carro eléctrico. Verá que ninguém o impede!!

Ah... mas comece desde logo a treinar os braços.