segunda-feira, junho 21, 2010

O Magalhães e o eduquês

O blog Rerum Natura chama a atenção para um estudo extensivo e prolongado feito pela Universidade de Standfor sobre o impacto do uso precoce de computadores no sucesso escolar dos jovens, medido em termos de real aprendizagem de capacidades de leitura e matemática.
Como todos os pais sabem, o impacto é negativo!
O computador serve muito mais para dispersar as crianças com jogos e comunicação ligeira, do que para fazer os trabalhos de casa. Aliás, como todos sabem, tende é a roubar-lhes tempo para os trabalhos de casa...

1 comentário:

Eduardo Freitas disse...

Caro Prof. Pinto de Sá,

Como quaisquer pais que tenham tempo para os seus filhos e se preocupem e os ajudem no seu efectivo desenvolvimento moral, ético, físico e intelectual bem sabem, o estudo e a leitura são essenciais e exigem atenção e concentração continuadas.

Maria do Carmo Vieira, no opúsculo "O Ensino do Português", editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, estabelece, com uma amor e competência inexcedíveis, essa verdade absoluta de modo definitivo, demolindo essa praga que se instalou entre nós e se agarra ao poder como uma lapa parasita - o eduquês e as "ciências da educação".